sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Tolerância em 2010

Não gosto de ficar fazendo muitas listas e metas para o ano que chega. A cabeça muda, os desejos mudam, e no final fica uma grande sensação de dever muito-mal-cumprido.

Entretanto, há algo que há tempos eu busco, e agora se tornou imperativo: mais tolerância com os outros. No fundo é uma meta 100% egoísta difarçada de empatia. O objetivo é que, ao reduzir as minhas exigências sobre os outros, isso tenha um reflexo nas minhas exigências sobre mim mesma.

Pois bem, eu tenho a dizer o seguinte: está sendo muito. muito. muito. difícil.

Episódios de intolerância:

- Minha empregada 120% eficiência saiu de férias. Veio ficar no lugar dela uma senhora que já foi faxineira lá em casa há muitos anos.

Primeiro dia, a senhora me diz: Acabou a agua do filtro. Eu respondi: Tudo bem, ligue para o telefone tal e tals e peça agua. O dinheiro está aqui na mesa.
E fui tomar banho. Passa um tempo ela bate na porta do banheiro:
- Olha, o rapaz perguntou que tipo de agua!!!
Eu respondo - água de beber! agua mineral!
passa mais um tempo , de novo:
- olha, o rapaz perguntou qual é a marca da agua
Eu respondo (menos fofa) : olha, vê no rotulo.
mais um pouco....outra batida na porta.
- Olha, o rapaz o rapaz quer saber quantos litros tem...

Poooorra, peraí que eu vou sair dessa merda de banho e ler no rotulo quantos litros tem!!!!!

Segundo dia,

- Olha, o porteiro ligou, e perguntou se pode vir ver o troço das tomadas.
Eu - Que troço das tomadas??
Ela: o troço...a coisa lá....das tomadas.
Eu, zero fofa: Tá, me diz quem foi que vou ligar pra lá;
Ela: Foi o Ronan, ele pediu pra vc ligar para 57P8

......

Porra, P não é numero.

Eu to tentando gente, eu tô. Mas tá muito, muito difícil.

Mas o pior mesmo, é gente lenta. O dia da pessoa não PODE ter o mesmo número de horas que o meu, alguém que disperdiça minutos assim só pode ser abastada em minutos.
Você tá na fila do Caixa. Caixa de qualquer coisa. Chega na vez da pessoa. Ela olha, como se tivesse absolutamente surpreendida pelo fato de ter que pagar no final de uma fila de caixa. E começa....a procurar,...na bolsa...a carteira....e depois....as moedas....faz uma brincadeira com o caixa....ah, sim, aqui está....muito bem....

aaaaaaaah.

Meo dels, vc tava numa fila de caixa, o que vocês esperava que tivesse no fim dela??? E numa roleta de ônibus? O que a pessoa acahav que acontecia na roleta que nao era pagar o ônibus?

Muito, muito difícil....

4 comentários:

  1. Amiga, mesmo sendo difícil é um bom exercício. Eu tb ando muito intolerante comigo e com outros. Vamos nos esforçar nesse sentido. Mas "que tipo de água" realmente não dááááá risos

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu também sofro desse mal. E o pior é que a raiva consome e eu acabo ficando mal humorada.... To "treinando", pelo menos tentando, mas é difiiicil. Só não sei se isso vai refletir em menos exigência comigo mesma.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Acho muito válido o esforço ... Assim vc gasta energia em coisas que realmente valem a pena. Ter paciencia, tolerar e muitas vezes ignorar algumas coisas ou alguns faz muito bem pra saúde ....
    Agora, smiga, se vc quiser evoluir nisso, te convido a passar um tempo em Maputo comigo ... Lá eu tenho vontade de matar um todo dia!! E olha que eu normalmente tolero quase tudo (até demais)! Vc ta no paraíso!! hehehehehehe
    Beijossssssssssss!!!

    ResponderExcluir