terça-feira, 23 de março de 2010

O Perigo da Condenação Prévia

Eu sempre me questionei o que seria pior: Inocentar um culpado, ou condenar um inocente. Eu, particularmente, acho o segundo caso pior. Já conversei com algumas pessoas sobre isso e há muita discordância. Mas minha opinião não vem ao caso (nesse caso!), já que a justiça determina que o réu tem o benefício da dúvida. Lembram do clássico: Todo mundo é inocente até que se prove o contrário?? Pois é, não se esqueçam disso.

O que tá acontecendo com os Nardoni é um linchamento público. O casal já foi condenado, perseguido, e demovido de qualquer esperança de vida em sociedade muito antes de entrar no tribunal. E o que sabe a maioria das pessoas sobre o que de fato aconteceu, ou sequer sobre o que está sendo levantado como prova no inquérito??

Mesmo nas simulações que a polícia tem feito na televisão,o crime é sempre retratado com os bonequinhos representando o casal Nardoni. Esse tipo de coisa é crime! Isso fica no inconciente das pessoas. A autoria do crime se tornou inquestionável mesmo por quem não sabe de absolutamente NADA sobre o ocorrido.

As provas do crime dizem que havia uma substância que continha óxido de ferro no carro. Não é possível nem saber se realmente é sangue , porque é muito pouco (ferrugem contem óxido de ferro, por exemplo). De toda forma, ainda que fosse sangue, qualquer pessoa poderia ter se machucado ali semanas atrás.

O sangue na casa (não é possível fazer exame de ADN porque a quantidade é muito pequena) pode ser do assassino. Um assinado qualquer. O assassino poderia ser o pedreiro(havia obra na casa durante a semana), que aguardou o casal deixar a menina na cama e descer pra pegar os outros filhos no carro, estrangulou a menina (não mais do que 3 minutos são necessários, jogou ela pelo buraco aberto na grade e saiu pelas várias entradas não monitoradas do edifício (só a entrada social tem cameras).

Existem milhões de histórias que podem ser verídicas para as provas que a acusação tem nas mãos. E para levantar o benefício da dúvida basta que haja apenas uma que se encaixe nas provas existentes. Veja bem, não estou defendendo os Nardoni, porque, como você, não sei o que de fato se passou.E é absolutamente possível, e até provável, que eles tenham de fato cometido esse crime. Mas uma coisa é certa: não é possível determinar sem dúvidas que o casal seja o culpado. E essa condenação prévia é uma injustiça, está em desacordo com o que a nossa constituição se propõe a assegurar a cada cidadão.

Se permitirmos esse linchamento, um dia pode ser você ou algum querido seu que será condenado muito antes de poder se defender.


O crédito desse post vai para o meu tio Sergio Telles Ribeiro, meu ídolo.

Um comentário:

  1. Por mais que pareçam culpados eu sempre tenho receio de comentar esses casos.

    E sempre me lembro do caso relatado no link http://felipedeamorim.opsblog.org/2009/07/07/o-caso-de-ouro-preto-incompetencia-e-preconceito/

    ResponderExcluir